sexta-feira, novembro 22

Metroviários prorrogam suspensão da greve por mais 24h, no Recife

Decisão visa aguardar nova audiência de conciliação com a CBTU

Metrô do Recife
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Em uma assembleia geral realizada, às 18h, na quarta-feira (9), os Sindicato dos Metroviários do Recife (Sindmetro-PE) deliberaram pela prorrogação da suspensão da greve do sistema por mais 24 horas. Com isso, as 36 estações do sistema, que atendem cerca de 180 mil passageiros diariamente, permanecem abertas nesta quinta-feira (10), com 100% da frota em operação.
A decisão dos trabalhadores foi tomada com o objetivo de aguardar uma nova audiência de conciliação agendada para hoje às 9h, entre os metroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A audiência, originalmente marcada para ontem, foi adiada a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Esta será a terceira rodada de negociação entre os metroviários e a CBTU. Na primeira reunião, os trabalhadores aceitaram uma proposta do MPT que previa um reajuste salarial de 7%, além da elevação da categoria para o nível 110, o que resulta em um piso salarial de R$ 2.500. Atualmente, o salário base está em torno de R$ 1.900.
“Atendemos uma solicitação da procuradora do Ministério Público do Trabalho e a categoria entendeu. Amanhã teremos uma reunião e realizaremos uma nova assembleia, se os informes forem positivos, suspendemos a greve definidamente. Caso contrário, voltamos a paralisar por tempo indeterminado”, disse Luiz Soares, presidente do sindicato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *