segunda-feira, julho 22

Governo de Pernambuco destina R$ 3,3 milhões para reforma do Cinema São Luiz, no Recife

Cinema está fechado desde 2022 devido a problemas técnicos e estruturais. Reforma incluirá acessibilidade e recuperação do acervo 

Cinema São Luiz
Foto: PH Reinaux/Divulgação
O Governo do Estado de Pernambuco formalizou, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult-PE), o repasse de R$ 3,3 milhões destinados à tão aguardada reforma do Cinema São Luiz, um ícone cultural localizado na Rua da Aurora, área central do Recife. O montante, proveniente do repasse do Governo Federal da Lei Paulo Gustavo, será destinado para a execução de uma série de serviços essenciais no espaço.
O Cinema São Luiz encontra-se fechado desde 2022 devido a problemas técnicos e estruturais, tornando a reforma uma necessidade imperativa para sua futura reabertura ao público. A requalificação será efetivada por meio de um convênio estabelecido entre a Secult e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que estará à frente da execução dos serviços.
A empresa especializada contratada será responsável por realizar uma série de intervenções, incluindo melhorias na acessibilidade, implantação de um sistema de prevenção e combate a incêndio, restauração do forro de gesso decorado da plateia, recuperação, conservação e restauro de pisos, tetos, paredes e esquadrias. 
Além disso, o projeto envolve a execução de uma expografia para abrigar e expor o acervo da Imagem e do Som de Pernambuco, a digitalização deste acervo e a aquisição de equipamentos para o sistema de audiovisual, bem como mobiliário adequado para acondicionar o acervo. O convênio, assinado em 27 de setembro de 2023 pela secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, tem um prazo estipulado de 12 meses para a conclusão das obras,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *