quarta-feira, julho 24

Estado terá que explicar em audiência pública por que vai fechar Hospital de Neurologia

Iniciativa do deputado Sileno Guedes (PSB) foi aprovada e consta em edital de convocação da Comissão de Saúde da Alepe

Foto: Wesley D’Almeida
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) terá que explicar por que decidiu fechar o Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN), no Recife. Os esclarecimentos estão na pauta de uma audiência pública da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (Alepe) solicitada pelo vice-presidente do colegiado, deputado Sileno Guedes (PSB). O edital com a convocação da direção da SES, prevista para quarta-feira (28), às 11h15, é assinado pelo presidente da comissão, deputado Adalto Santos (PP).
Nos últimos dias, a imprensa tem denunciado os efeitos dessa decisão do Governo para a área da saúde. Como o HRN já deixou de receber pacientes e terá suas atividades encerradas até o dia 30, outros dois hospitais da rede estadual – o da Restauração (HR) e o Pelópidas Silveira (HPS), também na capital pernambucana – estão absorvendo totalmente a demanda de neurologia, o que tem feito com que registrem superlotação em seus corredores.
 
A SES argumenta que 50 leitos estão sendo implantados em outras unidades de saúde, o que nem de longe compensa a estrutura que está prestes a ser desmobilizada no HRN.
Foto: Wesley D’Almeida


Ontem, os deputados Sileno Guedes e Rodrigo Farias (PSB) se reuniram com o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos, para unir esforços e reverter o fechamento do hospital. “O presidente externou sua preocupação com os impactos não só para pacientes de neurologia, mas também para os médicos e profissionais de saúde especializados que perderão seus postos de trabalho. Enquanto conselho, eles estão fazendo sua parte e buscando contato com a Secretaria de Saúde. E nós, como Comissão de Saúde da Alepe, também nos colocamos à disposição”, disse Sileno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *