domingo, julho 21

Chuvas intensas e alerta laranja, Recife e regiões enfrentam tempestade durante a madrugada

Áreas da Região Metropolitana e Zonas da Mata Norte e Sul são atingidas por chuvas, ventos fortes e raios, provocando alagamentos e quedas de energia. Defesa Civil monitora situação.

Chuvas atingiram diversas regiões de Pernambuco. Foto - Reprodução
Chuvas atingiram diversas regiões de Pernambuco. Foto – Reprodução

Na madrugada desta sexta-feira (16), o Recife e cidades da Região Metropolitana, além das Zonas da Mata Norte e Sul, foram palco de uma intensa tempestade, marcada por chuvas persistentes, ventos fortes e trovões, conforme alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Por volta das 2h, a Apac elevou o alerta para laranja, indicando “chuvas moderadas e pontualmente fortes” nas áreas afetadas. Nas redes sociais, moradores relataram queda de energia em diversos bairros, além de registros de raios, relâmpagos e vídeos compartilhados mostrando a força da chuva e dos ventos. Alguns pontos de alagamento também foram observados.

A Defesa Civil de Pernambuco, às 5h23, afirmou não ter registrado ocorrências de destaque devido às chuvas, apesar de um incidente na avenida Santos Dumont, no Rosarinho, Zona Norte do Recife, onde uma árvore caiu sobre o muro de um prédio, atingindo um carro.

📲Siga o canal “Fala News” no WhatsApp

Durante a madrugada, a Apac emitiu outros dois alertas de nível amarelo, indicando chuvas causadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) e um Cavado em Altos Níveis. Essas condições devem persistir ao longo da manhã, com tendência de redução, mas o alerta foi elevado para laranja devido à instabilidade sobre o oceano, que pode adentrar ao continente nas regiões afetadas.

O Centro de Operações do Recife (COP) agiu prontamente, colocando a cidade em estágio de mobilização às 2h15, sinalizando que as chuvas estão sendo monitoradas e as equipes de resposta estão em alerta. “No momento, não há impacto significativo na rotina da cidade, mas seguimos monitorando”, informou o COP.

📲Siga nosso perfil no Instagram

A população é aconselhada a se manter informada sobre as condições climáticas, evitar deslocamentos desnecessários e, em casos de emergência, acionar os órgãos competentes. A Defesa Civil reforça a importância da prevenção e respeito às orientações das autoridades, garantindo a segurança de todos em meio às adversidades climáticas.

O cenário meteorológico, embora impactante, ressalta a relevância do trabalho conjunto dos órgãos de monitoramento e gestão de crises, demonstrando a capacidade de resposta rápida diante de situações desafiadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *