sexta-feira, novembro 22

Fracasso da missão lunar russa: sonda Luna-25 colide com superfície da lua em manobra orbital

Tentativa de pouso lunar acaba em desastre em meio a compromissos de Putin com programa espacial russo

Foto: Roscosmos State Space Corporation/AP
No domingo (20), a agência espacial russa Roscosmos confirmou um grande revés para o programa espacial russo com a notícia de que a sonda espacial da missão Luna-25 colidiu com a superfície lunar, após uma manobra orbital mal sucedida. A Luna-25 estava a caminho de se tornar a primeira missão de pouso lunar da Rússia em quase cinco décadas.
A agência espacial relatou que a tragédia aconteceu no sábado (19), quando a comunicação com a sonda foi abruptamente interrompida por volta das 14h57 (horário local). A causa raiz do incidente foi identificada como uma emergência durante a manobra de pré-pouso executada pela sonda, que não transcorreu como o planejado. Medidas subsequentes para retomar o contato com a sonda, tomadas nos dias 19 e 20 de agosto, não tiveram sucesso em restaurar a comunicação.
O incidente encerrou a missão que tinha como objetivo principal pousar na Lua e coletar dados científicos valiosos. A agência anunciou que uma comissão especial será formada para investigar as causas por trás da perda da Luna-25.
Esse episódio ocorre em um momento crucial para o programa espacial russo, já que o presidente Vladimir Putin havia prometido impulsionar a iniciativa, apesar dos desafios financeiros, alegações de corrupção e a situação geopolítica tensa da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. A Luna-25 tinha sido lançada do Cosmódromo Vostochny no Oblast de Amur, Rússia, em 10 de agosto, com a missão de reafirmar a posição da Rússia na exploração espacial.
A Luna-25 estava em rota de colisão com a sonda lunar Chandrayaan-3 da Índia, lançada em meados de julho, para se tornar a primeira missão a alcançar a superfície lunar. Contudo, o desfecho infortunado da missão lunar russa destaca os desafios complexos e as incertezas inerentes à exploração espacial, mesmo para nações com histórico na área.
O último módulo lunar russo a pousar na Lua foi o Luna 24, que realizou sua aterrissagem em 18 de agosto de 1976. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *