domingo, junho 8

Fred Amâncio deixa cargo em meio a denúncias da máfia das creches

Fred Amâncio deixa a Secretaria de Educação do Recife em meio a suspeitas de fraudes em licitações de creches. Oposição fala em “Máfia das Creches”.

Fred Amâncio deixa Secretaria de Educação para assumir cargo no terceiro setor, mas suspeitas de fraude continuam. Foto: Divulgação

A saída do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, ocorre em meio a suspeitas de irregularidades em licitações para a construção de creches na cidade. Vereadores de oposição denunciaram um suposto esquema de aditivos de orçamento e prorrogações de prazos, chamando a situação de “Máfia das Creches”.

Apesar das acusações, Amâncio deixa o cargo para assumir uma posição em uma “grande instituição do terceiro setor”. O prefeito João Campos afirma que a mudança já estava sendo planejada desde dezembro de 2024, mas o momento da transição levanta questionamentos sobre as investigações em andamento.

Oposição denuncia fraudes e paralisação de obras

Os vereadores que investigam o caso apontam uma série de irregularidades nas construções das creches, incluindo:

Aditivos de orçamento que elevaram os custos das obras.

Atrasos na entrega dos equipamentos educacionais.

Paralisação de diversas obras sem justificativa clara.

A oposição cobra explicações da Prefeitura e alerta que a saída de Amâncio não pode servir para encerrar as investigações.

João Campos defende gestão de Fred Amâncio

O prefeito João Campos evitou comentar diretamente as denúncias, mas elogiou a atuação do ex-secretário:

“Fred contribuiu com a conquista de avanços significativos que colocaram a educação do Recife em um patamar muito mais elevado.”

Campos também garantiu que a transição já estava planejada e que a nova secretária, Cecília Cruz, dará continuidade aos projetos educacionais.

Quem é Cecília Cruz, nova secretária de Educação?

A partir de abril, a Secretaria de Educação do Recife será comandada por Cecília Cruz. Veja seu perfil:

Formação: Administração Pública pela FGV.

Experiência:

Consultora de gestão educacional na FGV.

Coordenadora na Secretaria de Educação de São Paulo.

Secretária de Educação em Ferraz de Vasconcelos (SP).

A nova gestora chega em um momento crítico, com a necessidade de esclarecer as denúncias e garantir que as creches sejam concluídas.

Investigação deve continuar?

A saída de Fred Amâncio não encerra as suspeitas de irregularidades. A oposição promete levar o caso adiante e cobrar a conclusão das creches. Enquanto isso, a nova gestão terá o desafio de recuperar a confiança da população e garantir transparência nos contratos da educação municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *