Programação diversificada promete agitar quatro polos do Recife; Prefeitura prepara esquema especial de serviços.
Na noite desta terça-feira (31), o Recife celebrará a chegada de 2025 com uma grande programação de shows. Nesse contexto, a festa, que acontece em quatro polos da cidade, promete animar recifenses e turistas com apresentações de artistas renomados. Os locais escolhidos para a celebração incluem a orla do Pina, Lagoa do Araçá, Ibura e Morro da Conceição.
Além disso, a Prefeitura do Recife preparou um esquema abrangente de serviços, englobando mobilidade, saúde e controle urbano. Para essa operação, cerca de 4,5 mil servidores municipais estarão envolvidos. Segundo Anderson Soares, chefe do Centro de Operações (COP), a coordenação entre diversas secretarias é essencial. Ele ressalta que esse modelo, testado com sucesso nas edições anteriores do Réveillon e Carnaval, busca garantir a tranquilidade de todos.
Queima de fogos ilumina a virada
A Virada Recife 2025 traz, como de costume, a tradicional queima de fogos para marcar a chegada do novo ano. A orla da Zona Sul receberá o espetáculo, com exibições nos polos Pina e Acaiaca. Os organizadores sincronizarão as 15 toneladas de fogos via satélite. O show promete um grande balé no céu, utilizando artefatos sem estampidos para respeitar as normas de segurança da cidade.
Antonio Coelho, secretário de Turismo e Lazer, garante que a queima de fogos será um espetáculo inesquecível, planejado para encantar o público de forma segura. A Prefeitura seguirá a legislação local, disparando os fogos a partir de balsas posicionadas a mais de 500 metros da orla.
Trânsito e transporte no Réveillon
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) planejou e colocou em prática um esquema especial de trânsito para o Pina. A equipe bloqueará a circulação de veículos na Avenida Boa Viagem, entre a Rua Pereira Costa e a Avenida Antônio de Góes, das 14h às 6h. Durante esse período, os condutores deverão seguir o desvio pela Avenida Conselheiro Aguiar.
A CTTU também intensificará a fiscalização contra estacionamento irregular. Os agentes multarão e rebocarão veículos estacionados em locais proibidos ou em fila dupla. O órgão ainda orienta os motoristas a chegarem cedo para evitar congestionamentos.
Expresso Réveillon e Arena Gastronômica
Para facilitar o acesso à festa, a Prefeitura em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transportes criou o Expresso Réveillon. O serviço permitirá que motoristas estacionem seus carros em shoppings da cidade e sigam para a orla do Pina de ônibus. A tarifa é de R$ 15,00 para ida e volta.
A Virada Recife também contará com uma Arena Gastronômica na primeira quadra da praia do Pina. O espaço, que funcionará a partir das 17h, visa oferecer mais conforto e praticidade para o público durante a celebração. A novidade será uma alternativa para quem busca opções de alimentação durante o evento.
Atrações musicais nos polos descentralizados
Além dos shows na orla do Pina, a Virada 2025 também oferecerá apresentações em outros três polos descentralizados: Lagoa do Araçá, Ibura e Morro da Conceição. Dessa forma, a programação promete agradar a todos os gostos, com nomes de destaque como Nena Queiroga, Alok, Nattan e Almir Rouche.
Enquanto isso, cada polo contará com uma programação própria, com apresentações que começam no fim da tarde e se estendem até a madrugada. Por exemplo, no Lagoa do Araçá, as atrações começam às 19h com Nena Queiroga. Já no Ibura, o evento inicia mais cedo, às 17h30, com Gustavo Travassos. Por outro lado, no Morro da Conceição, a festa terá início às 17h com Lucas dos Prazeres.
Controle urbano e segurança
A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) mobilizará 280 servidores para assegurar a ordem e a segurança nos locais dos eventos. Para isso, a fiscalização contará com a integração da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Além disso, a equipe instalará barreiras e pontos de fiscalização no Pina e nos arredores, complementados por pontos de monitoramento com câmeras.
No entanto, no local dos shows, será proibida a entrada de coolers e o uso de fogos de artifício. Além disso, a Secon reforça que mesas, cadeiras e toldos, bem como outros equipamentos que obstruam o espaço público, também estão vetados. Por outro lado, na faixa de areia fora do perímetro dos shows, os frequentadores poderão levar cadeiras e coolers, desde que os recipientes não sejam de vidro.
Segurança e apoio no evento
A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) também reforçará a segurança da Virada, mobilizando cerca de 1,5 mil guardas. Para isso, os agentes serão distribuídos estrategicamente pela orla, realizando patrulhamento tanto a pé quanto motorizado. Além disso, um ônibus de videomonitoramento e 60 totens equipados com câmeras estarão disponíveis para auxiliar nas ações de segurança.
Ao mesmo tempo, a GCMR trabalhará em conjunto com outras forças de segurança, como a Polícia Militar e os Bombeiros Civis, para assegurar a tranquilidade nos três polos descentralizados. Esse trabalho será ainda mais eficiente graças à coordenação com a plataforma de inovação EitaLabs, que integra tecnologias voltadas à melhoria da segurança pública.
Programação detalhada
A Virada Recife 2025 terá uma vasta programação musical, com shows em diferentes horários nos quatro polos da cidade. Confira a programação completa:
- Orla do Pina: Início às 18h30 com Patusco, seguido de Almir Rouche, Matheus Moraes, Alok (na virada do ano), Nattan e Juciê.
- Lagoa do Araçá: Nena Queiroga (19h), Romero Ferro (20h30), André Rio (22h), Geraldinho Lins (23h30), Banda the Rossi (1h).
- Ibura: Gustavo Travassos (17h30), Alan di Boa (19h), Barbarize (20h30), Valquiria Santana (22h), Amigas do Brega (23h30), Manoel Netto (1h).
- Morro da Conceição: Lucas dos Prazeres (17h), Missa (18h), Banda de Pau e Corda (19h30), MC Elvis (21h), MC Troia (22h30), Michelle Melo (0h30), João do Morro (2h).
A Virada Recife promete ser um evento marcante, com muitas atrações, segurança reforçada e uma estrutura organizada para garantir a diversão de todos.
CEO do Portal Fala News, Jornalista pela UNIFG, licenciado em Letras PT/ES pela FAESC, formado em psicanálise pela ABEPE, pós-graduado em linguística aplicada as línguas portuguesa e espanhola pela FAESC, e MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela UniNassau. Analista de política e economia, colunista sobre psicanálise, amante dos livros e dedicado a levar informação com transparência e credibilidade.